O nome do blog é baseado no título de um filme espanhol chamado "A língua das Mariposas" de 1999. O filme tem como principais mensagens a aprendizagem como fonte de prazer e de crescimento e a liberdade como função primeira da educação. Nele vemos o professor ensinando os alunos a apreciarem o ato de aprender. E essa, acredito, é a nossa missão, despertar nos alunos o prazer de aprender, e a leitura é um dos principais instrumentos para adquirir o conhecimento.

O filme também traz como cenário a Guerra Civil Espanhola e assim, a liberdade que o professor ensina aos seus alunos contrapõe-se à dura realidade. Vemos aqui também outra missão da escola: formar sujeitos competentes para modificar a realidade social.

As responsabilidades são muitas, mas com competência, paciência e muito amor podemos formar cidadãos críticos, conscientes e, principalmente, bons. Assistam ao filme, colegas!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sugestão de aula sobre o texto "Avestruz" de Mário Prata


Avestruz (Mário Prata)  
                
Sugestão de aula para o 6º ano(5ª série)
Tempo previsto: 4 aulas


         Ativação dos conhecimentos prévios. A professora fará as seguintes perguntas:


1)    Quem tem animal de estimação?
2)    Quais são os animais de estimação mais comuns de se ter?
3)    Vocês conhecem alguém que tenha algum tipo de animal exótico?
4)    O que é um avestruz? Alguém sabe como ele é?


         Apresentação do texto.


1)    Leitura do título.
2)    Levantamento de hipóteses sobre o texto: Qual é o assunto do texto? Quem serão as personagens da história? Que lugar vocês imaginam que se passa a história?


      Leitura em voz alta, de forma clara e expressiva pelo professor.

·       Ampliação da compreensão da crônica. Leitura compartilhada para checagem das hipóteses e comentários gerais sobre o texto.

·       Sistematização do gênero:
·       Características de uma crônica.
·       Espaço.
·       Tempo.
·       Foco narrativo.
·       Personagens.
·       Diálogo.
·       Clímax.
·        Desfecho.

·        Ampliação do conhecimento:
   Levar os alunos à sala de informática, para pesquisarem sobre os hábitos, características, habitat, alimentação e imagens de avestruzes.

·        Trabalho da escrita: registro escrito da pesquisa realizada.

·        Leitura de algumas crônicas, indicadas pelo professor, para a fixação do gênero estudado.

 Postado por Débora Oliveira Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário