O nome do blog é baseado no título de um filme espanhol chamado "A língua das Mariposas" de 1999. O filme tem como principais mensagens a aprendizagem como fonte de prazer e de crescimento e a liberdade como função primeira da educação. Nele vemos o professor ensinando os alunos a apreciarem o ato de aprender. E essa, acredito, é a nossa missão, despertar nos alunos o prazer de aprender, e a leitura é um dos principais instrumentos para adquirir o conhecimento.

O filme também traz como cenário a Guerra Civil Espanhola e assim, a liberdade que o professor ensina aos seus alunos contrapõe-se à dura realidade. Vemos aqui também outra missão da escola: formar sujeitos competentes para modificar a realidade social.

As responsabilidades são muitas, mas com competência, paciência e muito amor podemos formar cidadãos críticos, conscientes e, principalmente, bons. Assistam ao filme, colegas!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Experiência de Leitura e escrita de Débora Oliveira Gomes

Meu primeiro contato com os livros foi através do emprego de meus pais, que eram vendedores de livros da editora Abril Cultural, embora meus pais não fossem leitores assíduos,tinham a preocupação de levarem para casa todas as coleções e enciclopédias que vendiam. Os livros eram para mim brinquedos, os quais manuseava, brincava inventando histórias através das figuras, ou então, de vendedora de livros como eles, desta maneira, me tornei leitora: primeiro explorando os livros de uma forma sensorial, e depois percebendo o mundo mágico e encantador que me rodeava, chamo de leitura emocional ,e por fim , alcançando a leitura crítica e racional . É com essa vivência que acredito poder ajudar o meu aluno a se tornar leitor, respeitando as fases da leitura para junto conquistar a escrita; a propósito tenho um artigo publicado na revista Vida Bebê sobre as fases da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário