O nome do blog é baseado no título de um filme espanhol chamado "A língua das Mariposas" de 1999. O filme tem como principais mensagens a aprendizagem como fonte de prazer e de crescimento e a liberdade como função primeira da educação. Nele vemos o professor ensinando os alunos a apreciarem o ato de aprender. E essa, acredito, é a nossa missão, despertar nos alunos o prazer de aprender, e a leitura é um dos principais instrumentos para adquirir o conhecimento.

O filme também traz como cenário a Guerra Civil Espanhola e assim, a liberdade que o professor ensina aos seus alunos contrapõe-se à dura realidade. Vemos aqui também outra missão da escola: formar sujeitos competentes para modificar a realidade social.

As responsabilidades são muitas, mas com competência, paciência e muito amor podemos formar cidadãos críticos, conscientes e, principalmente, bons. Assistam ao filme, colegas!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Experiência de leitura e Escrita de Dinalub Camila Isler Zakabi

Bom, sempre desde pequena gostava de ler quer dizer criar história, pois não sabia ler...  Formar as palavras...  Pegava livros de histórias e a criava  do meu jeito (modo) para que fosse de verdade. Como era muito pequena ainda não frequentava a escola. Quando tinha idade para ir à escola, foi onde me encontrei, gostava muito e não faltava, quando ficava doente minha mãe sofria, pois queria ir à escola para aprender. Minha professora do pré sempre contava histórias, depois quando fui para a escola de 1ª a 4ª, tive uma professora que nunca me esqueci, foi ela que me fez me encantar ainda mais pela leitura e por querer ser professora.
Enfim a leitura no meu caso sempre foi prazerosa, até hoje qualquer coisa que observo escrito tenho o hábito de ler, parece algo que “sai” do meu controle, seja um panfleto, uma propaganda de loja etc. E incentivo todos os meus alunos a ler na sala de aula e as pessoas com quem tenho convívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário