O nome do blog é baseado no título de um filme espanhol chamado "A língua das Mariposas" de 1999. O filme tem como principais mensagens a aprendizagem como fonte de prazer e de crescimento e a liberdade como função primeira da educação. Nele vemos o professor ensinando os alunos a apreciarem o ato de aprender. E essa, acredito, é a nossa missão, despertar nos alunos o prazer de aprender, e a leitura é um dos principais instrumentos para adquirir o conhecimento.

O filme também traz como cenário a Guerra Civil Espanhola e assim, a liberdade que o professor ensina aos seus alunos contrapõe-se à dura realidade. Vemos aqui também outra missão da escola: formar sujeitos competentes para modificar a realidade social.

As responsabilidades são muitas, mas com competência, paciência e muito amor podemos formar cidadãos críticos, conscientes e, principalmente, bons. Assistam ao filme, colegas!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem
Texto: Aeroporto – Carlos Drummond de Andrade

Passo 1: Sensibilização
- Música “ Esperando aviões” – Vander Lee
- Trailer do filme “Terminal”
·        Levantamento de hipóteses sobre o que será lido.


Passo 2 : Leitura Compartilhada

·        Ativação do conhecimento – parágrafo por parágrafo;
“Quem é Pedro?”  “Qual a idade?”  “ Por que Pedro fala pouco?”  “O que é Galeão?”
·        Sondagem de vocabulário;
·        Sondagem de conhecimentos geográficos;
·        Roda de conversa – com questionamentos:
“Que tipo de texto foi lido?”  “Crônica, o que é?”  “Quais características?”  “Qual o foco central do texto?”  “O final é o que se espera?”  “ Há uma quebra de expectativa?”

Passo 3 : Recontagem  / Reescrita
·        Recontar o texto – sala – com registro de sequências na lousa (feita de preferência por um aluno - com as intervenções necessárias feita pelo professor);
·        Reescrita individual:
A partir da reescrita, trabalhar  situações problemas que possam surgir :
- Pontuação;
- Acentuação;
- Concordância – verbal e nominal;
- Coesão;
- Coerência;
- Ortografia.

Passo 4 : Aprofundamento de conhecimentos
·        Pesquisa sobre Carlos Drummond de Andrade – vida e obras;
·        Pesquisa sobre Bach – vida e obras – audição de uma sinfonia.
Passo 5 : Trabalho Interdisciplinar
·         Língua Portuguesa  / Arte
- Transformar a Crônica em uma História em Quadrinhos.

·        Língua Portuguesa  / Geografia
- Localização dos principais aeroportos do país;
- Pesquisa sobre a situação atual (estrutura) desses aeroportos;
- A partir da pesquisa, fazer uma ligação da situação atual com o que acontecerá com a chegada da Copa 2014 -  Formação da Criticidade – Debates.

Passo 6 : Exposição dos trabalhos



Postado por - Denízia A. C. S. Brignoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário