O nome do blog é baseado no título de um filme espanhol chamado "A língua das Mariposas" de 1999. O filme tem como principais mensagens a aprendizagem como fonte de prazer e de crescimento e a liberdade como função primeira da educação. Nele vemos o professor ensinando os alunos a apreciarem o ato de aprender. E essa, acredito, é a nossa missão, despertar nos alunos o prazer de aprender, e a leitura é um dos principais instrumentos para adquirir o conhecimento.

O filme também traz como cenário a Guerra Civil Espanhola e assim, a liberdade que o professor ensina aos seus alunos contrapõe-se à dura realidade. Vemos aqui também outra missão da escola: formar sujeitos competentes para modificar a realidade social.

As responsabilidades são muitas, mas com competência, paciência e muito amor podemos formar cidadãos críticos, conscientes e, principalmente, bons. Assistam ao filme, colegas!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

PROPOSTA DE CONDUÇÃO DA PRÁTICA
Texto: Quem tem medo de fantasmas?- Fanny Joly e Jean Noel
Público Alvo: 6ª série – 7º ano
Objetivo: levar ao aluno a compreender as características de uma narrativa.

PASSO 1: SENSIBILIZANDO PARA O GÊNERO E  LEITURA DA NARRATIVA

Roda de conversa fazendo os seguintes levantamentos de conhecimentos prévios:
·    Você tem medo de alguma coisa?
·    Quem tem medo de fantasmas?
·    Já ouviu algum barulho estranho?
·    Quem já ouviu alguma causo de assombração?
Fornecer um tempo para os alunos falarem. Após o momento de conversa entregar uma cópia do texto para cada aluno e, o próprio professor, fazer a leitura da narrativa com bastante entonação e de forma direta.

PASSO 2: AMPLIANDO A COMPREENSÃO DA NARRATIVA
Após a leitura do texto, fazer um momento de oralidade instigando os alunos a falarem.
Conversando sobre o texto “Quem tem medo de fantasma?”
- A criança é curiosa?
- Quem abre a porta?
- Será que era mesmo um fantasma?
- Será que o pai da menina está certo?

Levantar perguntas sobre o gênero do texto:
- Trata-se de um poema ou narrativa?
- Como se trata de narrativa, abordar sua estrutura: personagens, espaço, tempo, foco narrativo e enredo.

PASSO 3: RECONTO ORAL:
Um bom aluno ou o próprio professor vai para a lousa e registra a sequencia dos fatos, conforme o resto da classe reconta a história sem estar com o texto. Nesse momento o professor fará as intervenções necessárias.

AVALIAÇÃO:
Posteriormente fazer a reescrita da narrativa.


Grupo 5- Professoras: Rute Cover, Mirian Aparecida Pelozi de Menezes, Ceanira e Denize Guedes dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário